terça-feira, 25 de maio de 2010

15. IMORALIDADES CONTRA SI MESMO: ONANISMO, PEDERASTIA, MUTILAÇÃO E SUICÍDIO

EXAMINE O MATERIAL DISPONÍVEL EM:

http://www.youtube.com/watch?v=vpJmhVX2I88

http://www.youtube.com/watch?v=mwPJ_ZIZ9zk

http://www.youtube.com/watch?v=3EPiQbifyeg

3 comentários:

  1. Caros Alunos,
    Em sua opinião, temos obrigações morais para conosco mesmos? Robson Cruzoé, solitário na sua ilha antes de aparecer outro ser humano para fazer-lhe companhia, tinha obrigações morais? Por que?
    Elabore uma breve resposta e envie para postagem no blog.

    ResponderExcluir
  2. A sociedade está diferente, cada vez mais. O que é normal para mim, para o outro pode ser uma espécie de limitação. O que eu considero fora do comum, como o outro "cuida" do próprio corpo, ou ainda como ele "enxerga" o próprio corpo; pode ser uma forma de expressão (para o outro). O importante é cada um respeitar o espaço do outro. A questão da moralidade, depende de valores culturais, sociais, étnicos... Eu posso perceber pessoas que têm a mesma formação moral que eu, e muitas outras que não têm essa mesma formação. O ser humano é complexo e muito mais é a sociedade. É por isso que viver em sociedade dá tanto trabalho. Robson Cruzoé, o solitário, não teve muitos problemas; nem com questões morais, mas pagou um preço muito alto por isso.

    ResponderExcluir
  3. Cara Ieda,
    As matérias dispostas no blog têm, supostamente, melhor proveito quando são trabalhadas por aqueles que iniciam pela postagem 1.
    Seu comentário atual é fortemente marcado por uma visão relativista da moral. Como se aquilo que é certo ou errado (bem e mal) dependesse, exclusivamente, de aspectos pessoais e subjetivos. Vc. verá que o debate ético acontece a partir do pressuposto de que as conclusões têm validade universal. O que é certo para um, deve ser certo para todos; desde que as circunstâncias da ação sejam idênticas.

    ResponderExcluir